domingo, 3 de fevereiro de 2008

marcel duchamp ou o castelo da pureza. octavio paz




oposição da 'vertigem da aceleração a vertigem do retardamento': RETARDE

'presentificação do movimento como reverso da velocidade'.

FUNÇÃO VERBAL / IRONIA / ANTIMECANISMOS

viagem à ZONE

pag. 21 : ready-made
'os ready-mades são objetos anônimos que o gesto gratuito do artista, pelo único fato de escolhê-los, converte em obra de arte. ao mesmo tempo esse gesto dissolve a noção de obra. a contradição é a essência do ato; é o equivalente plástico do jogo de palavas: este destrói o significado, aquele a idéia de valor. os ready-made não são anti-arte, como tantas criações do expressionismo, mas "a-Rtísticos". A abundância de comentários sobre seu sentido - alguns sem dúvida terão provocado o riso de duchamp - revela que seu interesse não é plástico, mas crítico ou filosófico. seria estúpido discutir sua beleza ou feiúra, tanto porque estão mais além da beleza e da feiúra como porque não são obras mas signos de interrogação ou de negação diante das obras. o ready-made não postula um valor novo: é um dardo contra o que chamamos valioso. é crítica ativa: um pontapé contra a obra de arte sentada em pedestal de adjetivos. a ação crítica se desdobra em dois momentos. o primeiro é de ordem higiênica, um asseio intelectual: o ready-made é uma crítica do gosto; o segundo é um ataque à noção de obra de arte. para duchamp o bom gosto não é menos nocivo que o mau.'

'outra condição: a prática do ready-made exige um absoluto desinteresse'
'decidir que em momento vindouro elejo um ready-made' p. 28

horror da indiferença
'hoje temos crítica e não idéias, métodos e não sistemas (não há mais metafísica). nossa única Idéia, no sentido reto deste vocábulo , é a Crítica' p. 46

INACABAMENTO / Florescimento Elétrico
'influência como afinidade'
'para duchamp a arte é um segredo e deve-se compartilhar-se e transmitir-se como uma mensagem entre conspiradores' p.54

ver-através-de
diferença: p. 56
acreditar: p. 58

'a obra é o caminho e nada mais'

ready-made - todo e ninguém. p. 62

sobre o grande vidro_
'a visão de si mesma a excita: vê-se e desnuda-se no olhar que a olha'
REVERSIBILIDADE: nós nos olhamos olhando e ela se olha em nosso olhar que a olha nua. é o momento da descarga - nós desaparecemos de sua vista. p. 82

'a solução é a conversão do voyerismo em contemplação - em conhecimento'

EXPOSIÇÃO ULTRARÁPIDA


Marcel Duchamp e Eve Babitz,
durante a exposição retrospecitiva de Duchamp
no Pasadena Museum of Art, 1963.



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